Baixar Soluto

Soluto é um programa que permite o monitoramento do boot do sistema operacional e a inicialização dos navegadores.
Por meio deste aplicativo, você é capaz de descobrir o tempo de inicialização do seu PC e quanto cada software é responsável pela lentidão dele. O mesmo se aplica aos navegadores, ou seja, o Soluto calcula a influência de cada complemento no desempenho dos browsers.

Mais do que apenas informar, o programa oferece ferramentas para melhorar tais características do seu computador. Assim, você poderá eliminar softwares desnecessários do boot do Windows, tornando a sua inicialização mais rápida.

Nesse sentido, o Soluto dá uma bela ajuda para quem ainda não tem muita experiência com computação, segmentando quais programas e recursos podem ser removidos do boot, aqueles que necessitam mais atenção e as ferramentas que devem permanecer inalteradas.

Análise completa do PC
Depois de instalado, o Soluto exige que o computador seja reinicializado uma vez, para que assim ele possa coletar os dados necessários para desempenhar suas funções. Nessa primeira análise, todos os softwares configurados para que sejam inicializados com o SO serão indicados pelo programa. Diferenciados por cores, cada um dos grupos possui algumas características em comum e demanda cuidados particulares.

A cor verde representa softwares que podem ser desativados sem problemas; a cor laranja corresponde a programas que podem ser eliminados do boot, mas apenas em caso de desuso; a cor cinza representa os recursos que são vitais para o Windows e não podem ser alterados; e os azuis são os aplicativos que já foram desativados e podem ser reativados pelo próprio Soluto.

Ao clicar sobre algum dos ícones dos programas, informações sobre a funcionalidade deles são colocadas na tela. Além disso, é mostrada a recomendação dada pelos usuários do Soluto e permite-se a pausa ou atraso do boot automático. A pausa faz com que o boot automático seja eliminado da sequência, enquanto o atraso (“Delay”) faz com que ele só comece ao final da inicialização do Windows.

Ainda em fase Beta, as pessoas podem enviar suas impressões ou sugestões acerca de Soluto para os programadores por meio da opção “Feedback”, localizada no canto inferior esquerdo da interface do programa – logo ao lado de “History” (opção que mostra o histórico de tempo medido ao ligar o computador).

Navegação acelerada
O Soluto também é capaz de aperfeiçoar o tempo que os navegadores levam para serem abertos em seu computador. A base de qualquer acesso à internet é, quase sempre, o navegador, portanto, quanto mais ágil for sua inicialização, mais rapidamente você está em contato com tudo o que se passa na web.

Sendo assim, o Soluto ganhou a capacidade de configurar o comportamento dos browsers. Abrindo a seção correspondente no programa, selecione o aplicativo que você usa para navegar na internet e faça algumas modificações, como habilitar ou desabilitar plugins e complementos.

No Soluto, você visualiza algumas pequenas recomendações sobre os itens que podem ser desabilitados. Eles são classificados e é possível saber se a sua presença é realmente essencial para o bom funcionamento do navegador. Vale lembrar que um grande número de extensões causa lentidão na execução do navegador. Por isso, mantê-lo enxuto é sempre um bom modo de torná-lo ágil.

Ajuda técnica
Outro recurso do Soluto é o “Heal Crashes”, que em tradução literal pode ser chamado de “cura-falhas”. Essa função tem por objetivo ensinar a você mais sobre o funcionamento da máquina quando algo dá errado de algum modo.

O aplicativo pode analisar as falhas e até mesmo propor algumas soluções. Contudo, ele precisa de um tempo (cerca de algumas semanas) para detectar o comportamento da máquina e dos erros que ocorrem nela.

Controle remoto
Em sua última atualização, o Soluto recebeu mais um recurso de grande utilidade: o acesso remoto aos registros de desempenho dos seus PCs e notebooks. Isso significa que você pode acompanhar e monitorar o tempo de inicialização dos seus gadgets pela internet.

Em seu perfil, você conta com seis seções de ferramentas. Na primeira delas, é possível acompanhar as frustrações que a máquina vem causando. Sempre que você se sentir incomodado com o desempenho ou algum erro do PC, alerte o programa por meio da função “My PC Just Frustrated Me” no ícone adicionado na Área de notificação, ao lado do relógio.

Essas informações serão usadas pelo “Heal Crashes” para oferecer sugestões de como melhorar a sua experiência no computador. O segundo segmento corresponde à listagem de softwares instalados no PC. Com base no que for identificado, o Soluto avisa quando algum programa possui uma atualização e indica possíveis aplicativos úteis para você.

Os dois próximos recursos referem-se ao monitoramento de softwares iniciados com o sistema operacional e extensões que operam em segundo plano nos navegadores. Tais mecanismos são sincronizados com o cliente instalado no PC e disponibilizam as mesmas funcionalidades, já mencionadas no texto.

A quinta seção apresenta a situação geral de defesa do computador, informado se ele está com o firewall ativo, se existe um antivírus em operação e se o Windows está devidamente atualizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *